Páginas

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 15 de março de 2013

Seriema, ave do Cerrado



Fonte da imagem: Biologias.com Acesso em: 09/10/09
Seriema
Ave geralmente arredia, mas que pode ser vista com alguma frequência próxima às estradas e rodovias nas regiões de cerrado. A seriema tem como habitat o cerrado, campos sujos e planaltos descampados. Sendo considerada bioindicadora das regiões de cerrado, juntamente com a ema e a codorna.
São aves que andam em casais ou em pequenos grupos e se alimentam de gafanhotos e outros artrópodes, roedores, lagartixas e ainda outros animais de pequeno porte, inclusive cobras. Para devorar suas presas, a seriema tem o hábito de atirá-las muitas vezes contra o solo. Geralmente começam a comer suas vítimas pela cabeça. Podem alimentar-se também de sementes e folhas. Essas aves caminham e correm velozmente, sendo que o voo é raro, só acontecendo quando se sentem obrigadas. Quando se assustam, escondem-se atrás de troncos caídos, deitando-se no chão. São muito desconfiadas, não tolerando a aproximação por parte de possíveis inimigos. À noite empoleiram-se no alto das árvores, onde também são encontrados seus ninhos.
Seu canto característico e que chama a atenção por ser ouvido de muito longe (cerca de 1 km), é composto por uma estrofe longa e de gritos estridentes. O som do seu canto apresenta também outras vocalizações durante a cópula, ao descansar e também quando devora uma presa.
Fontes:
http://www.rosanevolpatto.trd.br/seriema.htm
-->http://www.flickr.com/photos/goga/196082229/
Acesso em: 08/10/09

Para ouvir o canto da seriema clique no link abaixo:
http://www.mma.gov.br/port/cgmi/nossoamb/cantoaves/wav/seriema.au

Para saber mais sobre essa linda ave do cerrado, visite as fontes citadas e ainda o link a seguir:
http://eptv.globo.com/terradagente/0,0,2,56;4,seriema.aspx
Veja também uma outra postagem feita aqui sobre essa ave no seguinte link:
http://faunadocerrado.blogspot.com/2008/12/seriema.html

E abaixo, um vídeo do You Tube:

Nenhum comentário:

Postar um comentário