Páginas

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 14 de março de 2013

A Fauna do Cerrado


Segundo o Wikitionary fauna- é o conjunto dos seres vivos que compõem a biodiversidade animal de uma região;
De acordo com o Mini Dicionário Aurélio, fauna é o conjunto dos animais duma região ou dum período geológico.
Então, podemos dizer que FAUNA é o conjunto dos animais de uma região ou país e engloba tanto os animais selvagens quanto os animais domésticos.

A fauna do Bioma Cerrado é muito rica. Embora existam muitas outras, algumas das espécies de animais vertebrados mais conhecidas do cerrado brasileiro são: ema, seriema, lobo, lobo guará, cachorro-do-mato, raposa, tamanduá-bandeira, tamanduá-mirim, veado campeiro, tucano, anta, arara, curicaca, papagaio, gavião, cateto, gato-mourisco, onça parda, onça pintada, urubu, urubu-caçador, urubu-rei e vários outros.

Fonte das imagens acima: http://eco.ib.usp.br/cerrado/banco_imagens/fauna1.htm
Um site muito bom, com inúmeras informações e fotos sobre o Cerrado.(de lá foram retiradas as duas imagens acima, gentilmente autorizadas pelo organizador do site).

"O Cerrado apresenta grande variedade em espécies em todos os ambientes, que dispõem de muitos recursos ecológicos, abrigando comunidades de animais com abundância de indivíduos, alguns com adaptações especializadas para explorar o que fornece seu habitat. No ambiente do Cerrado são conhecidos até o momento mais de 1.500 espécies animais, formando o segundo maior conjunto animal do planeta. Cerca de 50 das 100 espécies de mamíferos (pertencentes a 67 gêneros) estão no Cerrado. Apresenta mais de 830 espécies de aves, 150 de anfíbios (das quais 45 são endêmicas), 120 espécies de répteis (das quais 45 são endêmicas). Apenas no Distrito Federal há 90 espécies de cupins, 1.000 espécies de borboletas e 500 de abelhas e vespas. Devido à ação do homem, o Cerrado passou por grandes modificações, alterando os diversos habitats e, conseqüentemente, apresentando espécies ameaçadas de extinção. Dentre as que correm risco de desaparecer estão o tamanduá-bandeira, a anta, o lobo-guará, o pato-mergulhão, o falcão-de-peito-vermelho, o tatu-bola, o tatu-canastra, o cervo, o cachorro-vinagre, a onça-pintada, a ariranha e a lontra."

Fonte: Wikipédia.
Acesso em 15/11/08

7 comentários: