Páginas

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 15 de março de 2013

Cachorro do mato

Cachorro do Mato

Segundo a Wikipédia, o termo Cachorro-do-mato é a designação comum a diversas espécies sul-americanas de mamíferos da família dos canídeos, que em geral são de pequeno porte: Cachorro-vinagre, Graxaim e Guaraxaim.

Cachorro-vinagre

O cachorro-vinagre é um canídeo de pequeno porte, com cerca de 30 centímetros de altura, 60 de comprimento e 5 a 7 kg de peso. A pelagem é avermelhada e a cauda relativamente curta é castanha. A cabeça tem um formato quadrado, com orelhas pequenas, e as patas são curtas. Os dedos do cachorro-vinagre estão ligados por membranas interdigitais que facilitam a sua natação.
A principal presa destes animais são roedores de grande porte como cutias, pacas e capivaras, mas também consomem aves, anfíbios e pequenos répteis. Os cachorros-vinagre são animais gregários que vivem e caçam em bandos de até dez indivíduos. A estrutura social dos grupos é fortemente hierarquizada tal como nos lobos-cinzentos e os membros do grupo comunicam entre si através de latidos. Os seus hábitos são diurnos e de noite recolhem-se para dormir em tocas ou cavidades nas árvores.
O grupo é formado por vários casais monogâmicos e pelas crias do par dominante. Como o cão doméstico, o cachorro-vinagre tem dois períodos de cio por ano, que variam ao longo do ano conforme o sítio onde vivem. A gestação dura em média 67 dias e resulta em ninhadas de 4 a 6 crias, que nascem em tocas e são alimentadas pelos adultos até aos cinco meses. A maturidade sexual é atingida aos 12 meses e a esperança de vida média é de 10 anos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cachorro-vinagre
Acesso em: 29/04/09.
Veja fotos do cachorro-vinagre em: http://viajeaqui.abril.com.br/ng/blog/109003_comentarios.shtml?8166693

Cachorro-do-mato-vinagre

Este canídeo distribui-se pela América Central e América do Sul, desde o Paraná, Bolívia e Paraguai, até o Nordeste da Argentina. No Brasil, sua distribuição original inclui toda a Região Amazônica, Brasil Central e de Minas Gerais até Santa catarina. É uma espécie endêmica de cerrados e florestas.
O cachorro-do-mato-vinagre possui uma adaptação para viver em regiões alagadas: seus dedos são ligados por uma membrana (interdigital), o que o torna um hábil nadador e mergulhador. Pode pesar em média 7 kg. O comprimento pode chegar até 75 cm, com cauda de 15 cm e uma altura de até 30 cm. É um animal com pelagem longa e macia, de coloração parda ao longo do corpo e tons ruivo-avermelhados na cabeça, pescoço e dorso. O focinho, as pernas e a cauda são curtos em relação ao corpo.
Fonte:http://www.4elementos.bio.br/trilha-virtual/fauna_flora_html/cachorro_mato.htm
Acesso em: 29/04/09. Lá você verá o texto completo.

O cachorro-do-mato-vinagre é um animal que pertence à fauna do cerrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário