Páginas

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 15 de março de 2013

João-de-barro

O pássaro arquiteto


"Medindo 19 cm de comprimento e de cor castanho-avermelhada, o joão-de-barro é facilmente encontrado no Brasil , na Argentina, na Bolívia e no Paraguai.
O macho ajuda nos cuidados com os filhotes, que demoram quinze dias para nascer. Corajoso, defende o ninho contra qualquer rival ou inimigo que sse aproxime. Muitas vezes, ele se agarra ao pássaro invasor e os dois rolam pelo chão.
A construção do ninho - basicamente de barro, palha e esterco - é feita pelo casal, que gasta cerca de quinze dias depositando pelotas de barro úmido do tamanho de grãos de ervilha. Dizem que, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, um destes pássaros chegou a utilizar argamassa de cimento que encontrava à disposição.
Cuidados com pequenos detalhes na construção não faltam. Apresentando geralmente 30 cm de comprimento e 25 cm de altura, o ninho tem a forma de forno de barro e é extremamente resistente às intempéries. A entrada, disposta em direção contrária à dos ventos e das chuvas da região, é feita de forma que o pássaro não necessite abaixar-se para entrar.
A casa do joão-de-barro tem dois cômodos: um menor, a antecâmara, e outro maior, a câmara incubadora. Neste último, a fêmea choca três ou quatro ovos, três vezes ao ano.
Tanta vontade de construir faz com que, no ano seguinte, o mesmo casal volte a edificar uma nova moradia. É comum encontrarmos verdadeiros "arranha-céus", compostos de seis a dez unidades sobrepostas.
A antiga moradia é sempre cobiçada por outros pássaros, como pardais, andorinhas, canários-da-terra e tuins. Há verdadeiras brigas entre eles na disputa do ninho de joão-de-barro. Até mesmo algumas abelhas utilizam os ninhos vazios para instalar suas colméias, fechando-os com uma parede de cera."
O joão-de-barro é encontrado também na região do cerrado brasileiro.

Fonte: Ciências - Os Seres Vivos -60ª edição. Carlos Barros e Wilson Paulino. Editora Ática, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário