Páginas

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 14 de março de 2013

Cerrado

Devastação do Cerrado é maior que da Amazônia

O governo federal, finalmente reconheceu que o cenário ambiental que vem se instalando no Cerrado da década de 70 para cá é de calamidade. O desmatamento só cresceu. A degradação do bioma já é responsável pelo mesmo nível de emissões de gás carbônico da Amazônia.
De acordo com relatório do Ministério do Meio Ambiente (MMA) a destruição do bioma Cerrado
( que é ocupado por 10 Estados e o Distrito Federal) chega a 127,5 mil quilômetros quadrados. O relatório aponta ainda que 12 mil espécies desapareceram, mas a desertificação e o avanço de culturas agressivas só aumentaram. De acordo com o estudo, a pecuária extensiva, o plantio de cana-de-açúcar , bem como o plantio de soja para a exportação são os vilões da degradação do Cerrado. A área desmatada cresceu 6,3% no período de 2002 a 2008, passando de 41,9% para 48,2%, ou seja quase um milhão de km² (praticamente a metade do bioma!).
Ontem (10/09), foi aberta uma consulta para o Plano de Ação para Prevenção do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PPCerrado).
O Plano contém medidas como o monitoramento em tempo real da vegetação e a criação de novas unidades de conservação. O Plano está na página do Ministério em http://www.mma.gov.br.
Fontes:
Jornal O Popular, de 11 de setembro de 2009
Ano 71, nº 20.341, página 03.
e
Jornal Diário da Manhã, de 11 de setembro de 2009
Edição nº 7978, página 09.
Infelizmente, no Dia Nacional do Cerrado, gostaríamos de postar aqui melhores notícias, mas acreditamos que a partir da conscientização da sociedade e das autoridades, com fiscalização efetiva por parte destas, essa situação pelo menos se estabilize possibilitando o fim da degradação e do desmatamento, dando assim a chance para a natureza se recuperar.

Veja no link a seguir mais detalhes sobre a matéria acima:
http://www.dmdigital.com.br/index.php?edicao=7978

Nenhum comentário:

Postar um comentário