Páginas

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 15 de março de 2013

O macaco bugio

Um animal que também pertence à fauna do cerrado é o macaco bugio. É um primata do gênero Alouatta. O animal pesa em média 9 kg, sua cauda chega a medir 80 cm e seu corpo chega a 70 cm de comprimento. Possui uma vasta barba e por isso também é conhecido como "macaco barbado". Existem 8 espécies desse animal desde o México até a Argentina. Seu habitat pode variar de florestas úmidas a cerrados e caatingas. Vive principalmente nas árovres a 10 ou 20 mts de altura onde se equilibra com auxílio de sua grande cauda. A espécie que habita o Brasil é conhecida como Alouatta Fusca, cujo macho possui uma coloração marron avermelhada na parte superior, marron dourada nas costas e barba vermelha ou negra. As fêmeas, normalmente são mais pálidas, podendo variar de amarelo claro a marron escuro.
Os bugios andam em bandos de até 15 macacos, sem distinção de sexo ou idade e seus hábitos são diurnos. Alimentam-se de folhas, frutos, brotos, flores, caules e trepadeiras. A gestação dura de 185 a 195 dias, nascendo 1 filhote a cada vez, que pesa mais ou menos 130 g. A fêmea carrega o filhote até 20 meses, quando ele é desmamado e integrado ao grupo para sair em busca de alimento.
Fontes: http://www.infoescola.com/mamiferos/bugio/
http://www.faunacps.cnpm.embrapa.br/mamifero/bugio.html
http://www.noticiasdosul.com/?modo=ver_noticia&id_not=739
Acesso em 09/03/2009
Veja abaixo a descrição do Bugio preto (Alouatta guariba), que encontrei em 09/03/2009, no endereço:
http://rppnriodaslontras.blogspot.com/2008/07/bugios-sem-tranquilidade.html
Descrição feita pela bióloga Ana Verônica Cimardi, no livro Mamíferos de Santa Catarina.
"Bugio preto (Alouatta guariba)
As espécies do gênero Alouatta possuem muita variação de coloração, dificultando bastante a diferenciação entre elas e até mesmo dentro da própria espécie, sendo difícil distinguir os sexos e as idades. Na espécie Alouatta guariba, o macho geralmente é marrom avermelhado com reflexos dourados e a fêmea é mais escura, quase preta. Característica marcantes dos bugios é a presença de espessa barba que rodeia a face. Nos machos ela é mais evidente. A cauda é preênsil, longa e peluda, sendo a parte terminal, do lado interno, nua. Os membros são curtos e fortes."
Leia toda a descrição no endereço: http://rppnriodaslontras.blogspot.com/2008/07/bugios-sem-tranquilidade.html
Vocabulário:
Veja o que significa preênsil em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Preênsil
Saiba mais sobre o bugio em:
http://meioambienteonline.blogspot.com/2008/10/bugio-ruivo.html
http://www.furb.br/especiais/interna.php?secao=1056
http://www.libreria.com.br/artigos.asp?id_artigo=680
http://www.vidadecao.com.br/cao/index2.asp?menu=curiosidade_bugio.htm
http://www.curiosidadeanimal.com/mamifero_macaco_bugio.shtml
http://serradacantareira1.blogspot.com/2008/06/bugio.html

Veja o macaco bugio e seu ronco:

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Ontem às 21:07 · Cordeiro ·
      Ana Paula, eu tinha uns 10 anos de idade quando um macaco desse aí pegou o tornozelo do meu primo que deveria ter uns 7 anos de idade. Foi no Carmo ...pertinho da casa da minha avó, praticamente no centro da cidade. Esse bicho comeu a carne das pernas finas do meu primo até aparecer o osso. Foi um horror o que presencie. Surgiu do nada e veio agredindo. Meu primo quase morreu!!! As mãos com garras afiadas furaram os membros inferiores dele....Uma cena deplorável! Me vi em vc! Acho que todos temos o direito de ir e vir. Foi uma fatalidade? Sim! Mas se na mata do posto , onde muitos caminham e passeiam pelo lugar não podemos mais ir. Basta chamar o Ibama e isolar o lugar. Retirem as placas, os dizeres, já que o ecossistema dali tá desalinhado. Eu não vou para um lugar onde tem cachorro avançando, macaco agressivos, cobras pelo caminho. Não estamos invadindo o lugar dos animais, não.Aquele local tbm é nosso!!!! Mas se não temos segurança, basta isolar a reserva e proibir humanos de passarem perto. Meu medo é desse bicho vir migrando pra matinha aqui do Iperj...Na frente da minha casa porque não exitarei em matar pra me defender ou pra defender qq um que eu veja que está sofrendo na mão desse maldito bicho. Rezando por seu filho, saiba que tem meu apoio. O cabelo vai crescer lindo, mas o sofrimento vai custar a ser esquecido, se for esquecido��. Melhoras pra ele e um grande beijo pra vc! Conte comigo! ❤#paznafauna #pazentrehumanos #comidaprosanimais #animaisemdesordem

      Excluir