Páginas

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 15 de março de 2013

Lobo Guará

Lobo guará
Chrysocyon brachyurus
Animal da fauna do cerrado brasileiro, o lobo guará não é mau como mostra a história infantil. O animal é tímido e assustado, evitando até a aproximação com os humanos. Só mostra os dentes e ataca quando é acuado. Mamífero carnívoro, pertence à família dos canídeos, cuja característica é a de ter cinco dedos nas patas de trás e quatro - terminados em garras - nas da frente.
O lobo brasileiro, o guará, aguará ou aguaráçu é mais fino de corpo, tem pernas altas e porte esguio. É presa fácil dos caçadores porque é lento de movimentos. Parente do cachorro-do-mato, do cachorro-vinagre e da raposa-do-campo, o lobo guará é típico da América do Sul e está na lista dos animais ameaçados de extinção.
Por ter uma cor pardo-avermelhada é que ele tem esse nome, pois a palavra gwa'rá é originária da língua Tupi e significa vermelho. O lobo guará tem o corpo delgado com pernas finas e longas e orelhas grandes sempre erguidas. As patas e as crinas são pretas e a ponta da cauda e o colar são brancos. Na fase adulta pode medir até 1,80m da ponta da cauda até o focinho. A altura pode chegar a 1 metro, quando estará pesando em média 23 quilos.
Fonte ( fotografia e texto adaptado):
Revista Cerrado - 1995
Wagner José de Oliveira Rolim e Sidney Dutra Corrêa
Universidade Federal de Goiás (Inst. de Ciências Humanas e Letras - Deptº de Com. Social).
Gráfica e Editora Bandeirante

Sobre esse animal leia também: (http://cienciahoje.uol.com.br/130239)

Encontramos mais informações sobre o lobo guará como: características, habitat, curiosidades, principais ameaças, etc. Vale a pena conferir em:
"HowStuffWorks - Como funciona o lobo-guará". Publicado em 27 de outubro de 2008 (atualizado em 27 de outubro de 2008) http://ciencia.hsw.uol.com.br/lobo-guara.htm (04 de novembro de 2008)
Há também no site acima, um quiz (perguntas com múltipla escolha de respostas) sobre o animal. Para acessar diretamente o quiz clique em: (http://www.hsw.uol.com.br/quiz.htm?q=1383)

Nenhum comentário:

Postar um comentário