Páginas

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 15 de março de 2013

Quati

Quati
Nasua nasua
Ordem: Carnívora
Características: Possui focinho longo, olhos e orelhas pequenos, pelos abundante e compridos, inclusive na cauda, onde se notam anéis claros e escuros. Os membros anteriores são mais curtos e escuros que os posteriores. São sociais, vivendo em grupos de indivíduos, sempre fêmeas e seus filhotes. Os machos adultos podem ser observados solitários. Andam no chão ou sobre as árvores, sendo que nas árvores os deslocamentos são feitos com rapidez e habilidade. As principais movimentações acontecem durante o dia, mas à noite também se movimentam.
Seu habitat são florestas de porte alto e cerrados.
O quati é um mamífero que pertence à família Procyonidae. Possui cerca de 60 cm de comprimento e mais de 75 cm de cauda (semipreênsil). Seu peso médio e de 11 kg, podendo viver cerca de 15 anos. Existem quatro espécies desse pequeno animal, que pode ser encontrado desde o Paraná até a Argentina. O quati possui hábitos diurnos. Assim que o dia nasce, emite sons gritantes (guincha) e começa a mover-se. Disputando ou até se divertindo com os companheiros, ele sobe nas árvores ou sai aos saltos pelo chão com a cauda erguida.
À tarde, o quati faz a sesta, quando faz calor. Dorme no alto das árvores, enrolado como uma bola e geralmente não desce antes de amanhecer. Apesar de nadar muito bem, não gosta muito desta prática.
Para encontrar seu alimento ( animais e vegetais variados), o animal se utiliza de suas garras grandes e fortes e de seu focinho comprido para escavar o solo em busca de minhoca, insetos e raízes. Aprecia também ovos, legumes e lagartos. Na procura de alimentos, os quatis utilizam seguidamente, o focinho comprido e principalmente o nariz ( muito flexível) que é introduzido em buracos sob cascas de árvores, no chão, ninhos, etc. Para capturar e segurar o alimento, os quatis utilizam as mãos.
Quando completa cerca de dois anos de idade, os machos já vivem sozinhos, juntando-se ao bando na época do acasalamento, que ocorre no fim da primavera, tendo apenas uma ninhada por ano. A gestação dura cerca de dez a doze semanas após o acasalamento. A fêmea produz de 2 a 6 filhotes por ninhada. Por mais de um mês os filhotes permanecem no ninho, no oco de uma árvore.

Fontes:
http://www.4elementos.bio.br/trilha-virtual/fauna_flora_html/quati.htm
http://www.ucs.br/ucs/zoo/plantel/mamiferos/quati
Acesso em: 17/05/2009

O quati é mais um animal que pertence à fauna do cerrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário