Páginas

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 15 de março de 2013

Falcão-peregrino

Falcão-peregrino, uma ave migratória

"Buscando alimentos ou o local de reprodução, fugindo das mudanças de clima ou por motivos ainda desconhecidos, algumas aves viajam grandes distâncias todos os anos. Esse fenômeno é chamado migração. Entre as aves que o realizam, está o falcão-peregrino(Falco peregrinus).
O Falcão-peregrino pertence ao grupo dos falconiformes - conhecidos como aves de rapina - e é uma das aves mais velozes que conhecemos. Quando mergulha sobre sua presa, com as asas parcialmente fechadas, ele pode atingir 250 km/h.
Fugindo do inverno do hemisfério norte, o falcão-peregrino visita regularmente o Brasil, fazendo escala em paisagens abertas. Não é raro, porém, o seu aparecimento sobre arranha-céus de grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Quando isso acontece, o falcão ganha notoriedade nas primeiras páginas dos jornais.
Os falcões que passam pelo Brasil meridional são procedentes das regiões árticas _ Alasca e Groenlândia - e prosseguem sua viagem até a Argentina e o Chile.
Em vários estados brasileiros eles podem ser observados ao longo do ano: Amazonas, em dezembro; Pará e Pernambuco, em fevereiro; Bahia, em março; Minas Gerais, em janeiro, março e abril; Paraná, em abril; Santa Catarina, em novembro; São Paulo, Mato Grosso e Rio de Janeiro, de outubro a maio."

Para saber mais sobre o falcão-peregrino, visite o site abaixo:
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/falcao-peregrino/

Fonte:
Ciências: Os Seres Vivos
Carlos Barros e Wilson Roberto Paulino
São Paulo: Editora Ática, 1999. p.162

Nenhum comentário:

Postar um comentário