Páginas

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Araras livres para voar

Araras livres para voar

Retornaram à liberdade no dia 27/05/2014, 20 araras-canindé (Ara ararauna). Elas foram soltas pelo Ibama no município de Aragoiânia, que fica a uma hora de Goiânia,  na Fazenda Cachoeirinha, cujos proprietários são parceiros do instituto desde 2006. As aves são oriundas de apreensão  de tráfico e entregas voluntárias. Destas, 19 vieram do Rio de Janeiro, onde passaram por treinamento de voo para fortalecimento muscular e exames clínicos que atestam sua saúde. 
Na soltura branda,  como é conhecida , o viveiro fica como ponto de apoio durante alguns dias, enquanto os animais reconhecem a área.
A Fazenda Cachoeirinha é grande parceira do Ibama tanto na soltura como no cuidado de animais silvestres. A área já recebeu mais de 1.400 pássaros e psitacídeos. E é pra lá que o Ibama encaminha os filhotes de tamanduá-bandeira recolhidos ao Cetas/GO cujas mães morreram atropeladas. A proprietária Elizabeth Guimarães não permite que os animais em sua propriedade tenham um contato muito grande com humanos, para que não se acostumem e, quando soltos, sejam facilmente capturados. 
"É importante as pessoas saberem que os animais devolvidos à natureza conseguem se adaptar e voltar a ter suas funções ecológicas normalizadas, como procriar", informou o chefe do Setor de  Fauna do Ibama/GO, Leo Caetano. Ele critica as pessoas que dizem tratar os animais silvestres como filhos mas cortam as asas e os mantêm longe de seus companheiros. Ele informou que as araras, por exemplo, chegam a voar 10 quilômetros por dia, são seres que gostam de companhia de outras araras e mantêm um relacionamento monogâmico. O que normalmente não acontece em cativeiro. 
A reabilitação será monitorada. As araras receberam tinta atóxica no peito, que sairá nas próximas chuvas, e todas possuem microchip ou anilha para que pessoas que irão acompanhar o processo de reintrodução dos psitacídeos na natureza possam analisar seu comportamento. 

Fonte: 
Jornal Diário da Manhã, de 28/05/2014
Cidades, página 06
É possível ver a matéria no Diário da Manhã Digital no link abaixo:

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário