Páginas

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Zoológico de Goiânia

Mistério no Zoo
Sabotagem ou surto de doença?

O Parque Zoológico de Goiânia, que está fechado à visitação, já contabilizou várias mortes de animais só em 2009. Foram 9 carnívoros de grande porte, 16 répteis, 11 mamíferos (incluindo um filhote de anta que nasceu no último domingo, dia 23), 16 aves, 9 tracajás e 1 tartaruga da Amazônia.
Suspeitas de sabotagem ou surto de doenças no Zoológico estão sendo investigadas.
Há relação entre as mortes, ou é apenas uma triste coincidência?
A morte da girafa Kim, o 62º óbito no Parque Zoológico de Goiânia somente neste ano, levantou a suspeita de ações criminosas dentro do parque. O Ministério Público Federal em Goiás (MPF), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e a Delegacia Estadual do Meio Ambiente (DEMA) passaram a concentrar as investigações na hipótese de mortes provocadas dos bichos. Também são investigados surtos de doenças e as condições físicas do parque.
Por causa das sucessivas mortes, o zoo está interditado desde o dia o último dia 20 de julho. Diferentes investigações estão sendo conduzidas sobre as mortes.
Essa é uma triste história que está tomando ares de filme de terror. O público não se conforma e nem entende a infeliz coincidência de tantas mortes de animais em tão pouco tempo. Casos pontuais (ou não), morte por idade, por ataque de outro animal carnívoro e, a morte ainda sem explicação da girafa Kim, estão deixando a população triste e ao mesmo tempo perplexa diante dos fatos. A situação do zoo é urgente e dá margens às mais diversas interpretações.
É preciso apuração urgente e rigorosa dos fatos, porque não dá mais para ficar assistindo a toda essa história de mortes sucessivas. Esperamos que as autoridades competentes não poupem esforços no sentido de elucidar o caso. Mas enquanto isso, o termo de ajustamento de conduta (TAC) que tentará frear as mortes no Zoológico de Goiânia continua no papel, sem um texto definido.

Fonte:
Jornal O Popular
Cidades - páginas 3 e 4, de 26 de agosto de 2009.

Sobre o assunto, veja também:
Zoológico de Goiânia registra mais 10 mortes;total vai a 60
Diário da Manhã - versão digital(veja a edição 7962 do dia 26/08/09)

Nenhum comentário:

Postar um comentário