Páginas

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Capivara

Fonte da imagem: Wikipédia

Capivara

Hydrochaeris hydrochaeris

Encontrada em certas áreas das Américas do Sul (inclusive nas regiões do Cerrado) e Central, próximo a rios e lagos, a capivara é o maior roedor vegetariano do mundo. É um animal mamífero. Alimenta-se de capins e ervas, comuns em várzeas e alagados. Tem como característica a cor marrom, pode chegar a pesar até 80 kg, com cerca de 1,20 metros em média de comprimento, podendo viver em torno de 15 a 20 anos.

As capivaras vivem em grupos familiares que podem chegar a 20 indivíduos ou mais. Geralmente, o grupo é composto por um macho dominante, várias fêmeas adultas com filhotes e outros machos subordinados. Os machos têm uma grande glândula sebácea sobre a cabeça, que utilizam para demarcar sua dominância através do cheiro. São encontradas próximo da água, em florestas ao longo de rios e em lagoas. As capivaras alimentam-se de grama e também de vegetação aquática. Quando estão em perigo, as capivaras mergulham dentro d'água e nadam sob a superfície até escapar. São excelentes nadadoras e podem permanecer submergidas por vários minutos.

É uma excelente nadadora, tendo inclusive pés com pequenas membranas. Ela se reproduz na água e a usa como defesa, escondendo-se de seus predadores. Ela pode permanecer submersa por alguns minutos. A capivara também é conhecida por dormir submersa com apenas o focinho fora d'água.

Seus principais períodos de atividade são pela manhã e à tardinha, mas em áreas mais críticas podem tornar-se exclusivamente noturnas. As capivaras são às vezes, caçadas por sua pele e pelo seu óleo, considerado como tendo propriedades medicinais.

A capivara, como animal pastador, utiliza a água como refúgio, e não como fonte de alimentos, o que a torna muito tolerante à vida em ambientes alterados pelo homem.

Uma notícia da Emprapa Cerrados sobre a recuperação de espermatozóides extraídos de bovinos mortos, diz que "O pesquisador Carlos Frederico Martins, da Embrapa Cerrados, planeja utilizar a mesma técnica, testada com sucesso em bovinos, para realizar fecundação in vitro em mamíferos silvestres como o lobo-guará, capivara, jaguatirica, gato-do-mato e outros. “São animais que podem ser encontrados mortos ao longo das rodovias do Bioma Cerrado”, destaca." http://www.cpac.embrapa.br/noticias/noticia_completa/10/(Embrapa Cerrados)


Fontes:
http://www.cpap.embrapa.br/fauna/capivara.html
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/capivara.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capivara
http://www.cpac.embrapa.br/noticias/noticia_completa/10
http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/capivara.htm
Acesso em 01/11/09

Clique no link abaixo e veja um vídeo do R7 que mostra uma capivara em plena cidade de Brasília, que é salva por seguranças, de dois homens que queriam matá-la a pauladas!
http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/capivara-desperta-curiosidade-de-moradores-em-brasilia-20091029.html
Acesso em 01/11/09

Um comentário:

  1. Esses animais do pantanal vivem aqui mais certas pessoas ñ injerga sua lindeza por isso peço para ñ judiar mais deles obrigada

    ResponderExcluir