Ouriço-cacheiro
Coendou prehensilis
Coendou prehensilis
O ouriço-cacheiro é um animal mamífero de hábitos essencialmente noturnos. Tem o dorso do corpo coberto de espinhos aguçados e compridos de cor amarelo-acastanhados, com as extremidades escurecidas, porém o ventre e a cauda apresentam pelos curtos e rígidos. A cauda e as orelhas são pequenas. É um animal pequeno, que chega a pesar no máximo 1 quilo e que pode viver cerca de 7 anos.
Os ouriços alimentam-se basicamente de invertebrados, como minhocas, gafanhotos, caracóis, etc., mas ovos, frutas e pequenos vertebrados, também podem fazer parte da sua dieta. Os seus predadores principais são as corujas e os furões. O ouriço conta com a sua coloração como camuflagem, mas quando ameaçado enrola-se numa bola expondo apenas a face coberta de espinhos. Embora seus espinhos sirvam como defesa contra predadores, o ouriço não consegue lançar espinhos contra os inimigos.
A época do acasalamento ocorre entre os meses de abril e agosto, com ninhadas compostas de 4 a 7 filhotes, que com 3 meses estão prontos para deixarem o ninho, que é construído com folhas secas.
A espécie Coendou prehensilis pode ser encontrada em florestas da Venezuela, Guianas, norte da Argentina, Bolívia , Trinidad e Brasil. O ouriço transita pelas orlas das matas, entrando então, em contato com animais domésticos e com os humanos. E pode ser também encontrado em regiões do Cerrado: cerradão, mata, mata ciliar, veredas e ambientes alagadiços.
A comunidade científica ,geralmente faz diferença clara entre o ouriço e o porco-espinho (Hystrix cristata), que é um roedor. Porém em Portugal e na Galiza, o ouriço-terrestre (Erinaceus europaeus) recebe indistintamente os nomes de porco-espinho, ouriço, ouriço-cacho, ouriço-cacheiro ou rescacheiro, uma vez que o habitat do Hystrix cristata na Europa se limita ao sul da península italiana (Sicília e Nápoles), onde foram introduzidos pelos romanos a partir da África.Uma diferença importante entre estas duas espécies é que os espinhos do ouriço, ao contrário dos do porco-espinho, não se soltam naturalmente, nem são venenosos.
Graças à sua dieta, os ouriços são importantes no controle de pragas, já que são capazes de comer várias vezes o seu próprio peso em insetos e anelídeos.
Fontes:
http://biosonialopes.editorasaraiva.com.br/navitacontent_/userFiles/File/SoniaLopes_Powerpoints/SoniaLopes_Saibamais/ouricocacheiro.pdf
http://pt.wikipedia.org/
http://www.bragancanet.pt/patrimonio/faunaourico.htm
Acesso em: 07/11/09.
Veja um ouriço-cacheiro em um vídeo do You Tube:
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirapareceu no meu quintal perto de Sintra um .Pouco sabia dele e fiquei elucidada com a sua explicação que agradeço.
ResponderExcluirMuito obrigada e que outros possam se ajudados como eu fui.