A alimentação dos morcegos
Os morcegos, são popularmente e erroneamente conhecidos como chupadores de sangue. Muitas pessoas, matam de forma indiscriminada os morcegos que encontram, por medo. Porém os morcegos não se alimentam só de sangue. Entre os mamíferos, os morcegos são o grupo com dieta mais diversa. Quanto à alimentação, eles podem ser classificados como:
- Insetívoros - possuem sistema bastante apurado para caçar besouros, moscas, grilos, aranhas, escorpiões, entre outros. Calcula-se que eles possam comer quase a metade de sua massa em insetos a cada noite.
- Frugívoros - têm dieta variada de frutos silvestres como figos, bananas, manga e outros.
- Nectarívoros - aliemtam-se, principalmente, de néctar e pólen; são chamados morcegos beija-flores.
- Carnívoros - comem rãs, lagartixas, ratos, aves e outros animais. Alguns completam sua dieta com frutos e insetos.
- Piscívoros - poucas espécies têm o hábito de comer peixes. As que o fazem, chegam a comer trinta ou quarenta peixes pequenos.
- Hematófagos - os conhecidos morcegos-vampiros fazem um corte pequeno na sua vítima, que sangra pela ação de um poderoso anticoagulante presente na saliva do vampiro. Esses morcegos lambem o sangue e chegam a consumir 30 ml por noite.
Fonte:
Ciência Hoje das Crianças n.106, set.2000 p.5
IN: Ciências: Projeto Pitanguá. Organizadora: Editora Moderna. Editor responsável: José Luiz Carvalho da Cruz. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário