Páginas

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Morcegos ajudam a preservar as florestas

Você sabia que os morcegos ajudam a preservar as florestas?

Os morcegos são animais muito interessantes. São os únicos mamíferos capazes de voar e ainda ajudam a manter as florestas   vivas e saudáveis.
Sabia que apenas três entre as mais de mil espécies conhecidas se alimentam de sangue de aves ou de outros  mamíferos , e evidentemente  não fazem isso por mal, mas porque o seu organismo necessita deste alimento. Os demais morcegos têm cardápio variado, que inclui insetos, anfíbios, mamíferos menores e até outros morcegos. Há, ainda, os que comem frutas e os que se alimentam do néctar das flores. São justamente estes, os morcegos frugívoros e os nectarívoros, que desempenham um papel muito importante para a flora.
No caso  dos frugívoros, o organismo deles aproveita os nutrientes das frutas ingeridas e libera, com as fezes, as sementes, que caem no solo da floresta e dão origem a uma nova planta.
Já os morcegos nectarívoros fazem a conhecida polinização. Enquanto se alimentam do néctar de determinada flor,os grãos de pólen (que são os gametas masculinos da plantas) se grudam em seu corpo e, ao pousarem em outras flores, esses grãos vão caindo, possibilitando a fecundação entre elas.
Espalhando sementes e pólen,os morcegos favorecem o nascimento de novas plantas e garantem a boa saúde da floresta.

Texto (adaptado) de João Pedro Garcia Araújo,
Departamento de Zoologia,
Instituto de Biologia,
Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fonte:
Revista Ciência Hoje das Crianças
Nº 251 - Novembro de 2013 - página 19

Nenhum comentário:

Postar um comentário