Páginas

Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 8 de junho de 2016

O Cerrado em quadrinhos

Cerrado em quadrinhos
Encontrei recentemente na Internet, um trabalho bem interessante sobre o Cerrado: quadrinhos! Trata-se do trabalho do desenhista e geógrafo Evandro Alves, que possui o seu próprio blog , o Alvescomics e participa como colaborador do Projeto Canta Cantos.
Os quadrinhos sobre o Cerrado fazem parte do seu trabalho de conclusão de curso (Geografia pela UFMG), uma monografia sobre o Cerrado, com orientação do Professor Dr. Bernardo Gontijo.
Em seu trabalho sobre o Cerrado, Alves trata das fitofisionomias, da ocupação, das questões ambientais e da importância da educação ambiental para a preservação do Cerrado. Faz um levantamento do histórico das Histórias em Quadrinhos e sua relação com a educação. Sua proposta é uma educação ambiental através da história em quadrinhos e seu objetivo é chamar a atenção para os problemas do Cerrado, principalmente para a questão da "destruição silenciosa do bioma Cerrado". E para isso ele usa 20 tiras de humor, com personagens como o Manuelzinho-da-croa, Jonas - a ema EMO e seu Damião, criados por ele para dar vida à sua história e chamar a atenção para a destruição que está contecendo com o bioma. Cada tira trata de um assunto e traz uma proposta metodológica que pode servir de ponto de partida para que os professores possam utilizá-las em sala de aula. Muito interessante. Vale a pena conferir!

Esta imagem acima é uma reportagem publicada no Boletim da UFMG que pode ser conferido clicando na imagem acima e em:
http://www.ufmg.br/boletim/bol1657/8.shtml
e em:http://2.bp.blogspot.com/_pOUsUlVqxfA/Sj1qfR5ps8I/AAAAAAAAA50/XouwWe1DuqM/s1600-h/boletim2.jpg

Para conferir todo o material, entrei em contato com o autor, que me informou onde é possível adquirir o material. Para acessar clique aqui.

Meus agradecimentos e os parabéns ao Alves, pelo trabalho!
O Cerrado precisa de mais gente assim!

Postagem atualizada em 08/06/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário