Goiânia veta animal em apresentação circense
Atrações em vários circos, os números com animais não estarão mais presentes em picadeiro, pelo menos em Goiânia. É que a lei municipal 9278/13 foi sancionada no dia 07 de junho pelo prefeito da cidade e proíbe não só a apresentação em espetáculos, mas a manutenção, uso ou exibição, sob qualquer forma, de animais silvestres, exóticos e domésticos.
Goiânia é a 1ª capital do Centro-Oeste a sancionar uma norma para esta finalidade. A lei determina que o município não deverá expedir licenças ou alvarás para a realização de espetáculos de circos que contrariam a nova lei. Quem descumprir terá a licença cancelada, local de shows interditado e ainda será multado no valor de cinco mil UFVG (Unidade de Valor Fiscal de Goiânia).
Proibir as atrações com bichos é uma luta antiga das associações de proteção aos animais.
Em nove estados brasileiros (Alagoas, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo não são mais permitidos os espetáculos com animais. O Projeto de Lei 7291/06 aguarda votação e aprovação no Plenário da Câmara para estender a proibição a todo o país.
Vários países já proibiram a apresentação de animais em números circenses (Áustria, Costa Rica, Croácia, Israel, Cingapura, Bolívia e Bulgária. Já outros, permitem o uso, mas com regras de alimentação, alojamento e saúde (EUA, Alemanha, França, China e México). (J. N.)
Fonte:
Jornal O Popular de 12 de junho de 2013, pág. 03
Nenhum comentário:
Postar um comentário